Simpósio Transdisciplinar em Agroecologia como ferramenta para romper o latifúndio do saber na Universidade

Autores

  • Adrielle dos Santos Oliveira Universidade do Estado da Bahia
  • Júlio César Novais Santos Universidade do Estado da Bahia
  • Davy Lima de Souza Universidade do Estado da Bahia - UNEB III
  • Edilania Pereira da Silva Universidade do Estado da Bahia - UNEB III
  • Esmeraldo Dias da Silva Universidade do Estado da Bahia - UNEB III
  • Crisaine Soares Oliveira

Palavras-chave:

saber popular; soberania; diálogos; conhecimento.

Resumo

O Grupo de Agroecologia Umbuzeiro – GAU formando por estudantes do Campus III da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, compreendendo a importância do papel das universidades em se preocupar com os problemas da sociedade contemporânea, promoveu o I Simpósio Transdisciplinar em Agroecologia – I SITRAG, no qual através de minicursos, mesas redondas, vivências, exposição de pôsteres e trocas de experiências agroecológicas entre acadêmicos, professores e agricultores, tornou-se um instrumento de indissociabilidade entre conhecimento cientifico e os saberes populares. Assim, o SITRAG contribuiu para a quebra de estereótipos em relação aos movimentos sociais; fomentou o debate sobre agroecologia de maneira contextualizada, e, evidenciou o protagonismo e a resistência do GAU na universidade.

Biografia do Autor

Adrielle dos Santos Oliveira, Universidade do Estado da Bahia

Técnica em Zootecnia formada pelo Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão do São Francisco - CETEP SSF II AC. Realizou estágio de 200 horas na Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia - ADAB com experiência em Caprinovinocultura e beneficiamento de derivados do leite caprino. Atualmente é graduanda de Engenharia Agronômica pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB.

Júlio César Novais Santos, Universidade do Estado da Bahia

Técnico em Meio Ambiente, graduando em Engenharia Agronômica pela Universidade do Estado da Bahia-UNEB/Campus III e integrante do Grupo de Agroecologia Umbuzeiro-GAU sediado na UNEB/DTCS-Campus III.

Davy Lima de Souza, Universidade do Estado da Bahia - UNEB III

Graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Campus lll. Durante a graduação foi membro do Grupo de Agroecologia Umbuzeiro. Foi membro de Centro de Formação Dom José Rodrígues - CFDJR.

Edilania Pereira da Silva, Universidade do Estado da Bahia - UNEB III

Graduanda em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia pela Universidade Estadual da Bahia - UNEB, bolsista de iniciação científica na área de microbiologia e membra do grupo de Agroecologia Umbuzeiro - GAU.

Esmeraldo Dias da Silva, Universidade do Estado da Bahia - UNEB III

Técnico em Agropecuária formado pelo IF-Sertão ( Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano campus Petrolina Zona Rural) e Graduando em Engenharia Agronômica pela UNEB (Universidade do Estado da Bahia )

Crisaine Soares Oliveira

Graduanda no 9º período de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia pela Universidade do Estado da Bahia - Campus III Juazeiro/BA. Ex monitora da disciplina de Biotecnologia de Alimentos, ex bolsista do subprojeto intitulado: Construindo Ergonomias Cognitivas para o Ensino de Matemática e Ciências da Natureza - PIBID/CAPES - UNEB - Juazeiro/BA. Atualmente estagiária do Laboratório de Alimentos da Universidade do Estado da Bahia, coordenado pela Dra. Rita de Cássia Mirela Resende Nassur e voluntária no Projeto BEM DIVERSO - fruto da parceria entre Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), com recursos do Fundo Mundial para o Meio Ambiente (GEF).

Downloads

Publicado

2020-06-17