Análise do projeto Recaatingamento em comunidades de Fundo de Pasto: estudo de caso na comunidade de Fartura em Sento Sé – BA

Autores

  • Davy Lima de Souza UNEB
  • Rogerio de Souza Bispo
  • Júlio César Novais Santos
  • Judenilton Oliveira dos Santos Souza
  • Adrielle dos Santos Oliveira
  • Esmeraldo Dias da Silva

Palavras-chave:

Desertificação; Conservação; comunidades tradicionais

Resumo

O projeto “Recaatingamento em comunidades Agropastoris e Extrativistas” vem sendo desenvolvido pelo Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada – IRPAA desde 2009 em parceria com onze comunidades tradicionais de Fundo de Pasto no Território do Sertão do São Francisco, visando recompor áreas degradadas e manter a biodiversidade de áreas ainda preservadas nas comunidades por meio de diversas ações realizadas ao longo de quase dez anos de projeto. Desta forma, foi feito um estudo de caso na comunidade de Fartura no município de Sento Sé – BA no intuito de analisar a eficácia das ações do projeto a partir da percepção da comunidade. A pesquisa qualitativa se deu a partir da observação participante das ações do projeto e da aplicação de questionários, sendo possível comprovar que as ações do projeto trouxeram melhorias das condições da vegetação, favorecendo o aparecimento de animais nativos e contribuindo, ainda, com a consciência ambiental e social dos envolvidos no processo.

Biografia do Autor

Davy Lima de Souza, UNEB

raduado em Engenharia Agronômica pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Campus lll. Durante a graduação foi membro do Grupo de Agroecologia Umbuzeiro. Foi membro de Centro de Formação Dom José Rodrígues - CFDJR.

Rogerio de Souza Bispo

possui doutorado em Ciências Sociais (UFRN), mestrado em Ciências Políticas (UFPE) e graduação em Ciências Sociais (Bacharelado e Licenciatura) também pela Universidade Federal de Pernambuco. É professor da Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Tem experiência na área de Ciência Sociais, com ênfase em Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento Rural, Participação, Cidadania, Educação e Saúde.

Júlio César Novais Santos

Técnico em Meio Ambiente, graduando em Engenharia Agronômica pela Universidade do Estado da Bahia-UNEB/Campus III e integrante do Grupo de Agroecologia Umbuzeiro-GAU sediado na UNEB/DTCS-Campus III.

Judenilton Oliveira dos Santos Souza

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade do Estado da Bahia. Tem experiência em extensão rural com foco na agroecologia e convivência com o semiárido.

Adrielle dos Santos Oliveira

Técnica em Zootecnia formada pelo Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão do São Francisco - CETEP SSF II AC. Realizou estágio de 200 horas na Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia - ADAB com experiência em Caprinovinocultura e beneficiamento de derivados do leite caprino. Atualmente é graduanda de Engenharia Agronômica pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB.

Esmeraldo Dias da Silva

Técnico em Agropecuária formado pelo IF-Sertão ( Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano campus Petrolina Zona Rural) e Graduando em Engenharia Agronômica pela UNEB (Universidade do Estado da Bahia )

Downloads

Publicado

2020-06-14

Edição

Seção

CBA - Biodiversidade e Bens Comuns dos Agricultores e Povos e Comunidades Tradicionais