Atividades prática com bambu na construção do conhecimento agroecológico

Autores

  • Filipe Peixoto Santos Universidade Federal de Viçosa

Palavras-chave:

Bambu, Pedagogia, EFA, Trabalho, Cultura

Resumo

Uma pedagogia que contemple a agroecologia em sua complexidade, entendida como movimento, ciência e prática, necessita de princípios e métodos distintos aos da educação bancária convencional. A educação para fazer-se emancipadora e lúcida precisa dialogar vivência e experiência, e, ambas com o contexto sociocultural do/a educando/a fomentado o pensar criticamente o mundo. Neste sentido, uma pedagogia que utilize de atividades práticas com o bambu mesclando o trabalho com princípios freirianos constitui-se como uma alternativa que dinamiza a comunicação da teoria com a prática e da ciência com a cultura. No presente artigo foi avaliado as experiências com os/as educandos/as do segundo ano técnico em Agroecologia da Escola Família Agrícola-Puris em Araponga-MG, quando houve a construção do conhecimento agroecológico por meio das atividades práticas.

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Publicado

2020-08-18

Edição

Seção

CBA - Construção do Conhecimento Agroecológico e Dinâmicas Comunitárias