Saberes camponeses e construção do paradigma da convivência com o Semiárido

um olhar desde o Sertão do Pajeú, Pernambuco, Brasil

Autores

  • Valcilene Rodrigues da Silva UFPI/UFPE
  • Mônica Cox de Britto Pereira UFPE

Palavras-chave:

conhecimentos tradicionais; campesinato; sociabilidade rural; agroecologia.

Resumo

A pesquisa buscou refletir sobre o papel dos saberes camponeses para a construção do paradigma de convivência com o Semiárido. Foi realizada com camponeses e camponesas da comunidade rural, Sitio Caldeirão, Brejinho, Pajeú pernambucano. Os resultados mostram que as famílias sertanejas vivem sob a lógica da convivência com a região. Para isso, utilizam diversos saberes em relação aos períodos de estiagem para o armazenamento da água de chuva, seleção e armazenamento de sementes crioulas, armazenamento de forragem e grãos para os animais; utilizam diversos saberes em relação ao solo para plantar a semente certa na época certa; saberes em relação à organização social com parentes, vizinhos e políticos da região. Nesse sentido, conclui-se que ao aplicar essa diversidade de saberes, as famílias camponesas do Sertão do Pajeú estão contribuindo significativamente para a conservação da agrobiodiversidade, para a diversidade política e cultural no Semiárido e estão caminhando para além do desenvolvimento.

Biografia do Autor

Valcilene Rodrigues da Silva, UFPI/UFPE

Professora na Licenciatura em Educação do Campo da UFPI; Doutoranda no Departamento de Ciências Geog´ráficas na UFPE.

Mônica Cox de Britto Pereira, UFPE

Departamento de Ciências Geográficas da UFPE

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Publicado

2020-08-18

Edição

Seção

CBA - Construção do Conhecimento Agroecológico e Dinâmicas Comunitárias