Trocas de saberes e processo educativo na pesquisa-ação: notas de uma experiência com agricultoras da comunidade Barro - Serrinha- Bahia

notas de uma experiência com agricultoras da comunidade Barro - Serrinha- Bahia

Autores

  • Edeilson Brito de Souza Instituto Federal Baiano, Campus Serrinha
  • Heron Ferreira Souza
  • Glauciane Pereira dos Santos
  • Carla Teresa dos Santos Marques
  • Dariele Francisca Oliveira de Jesus

Palavras-chave:

Agroecologia; Saberes Agroecológicos; Semiárido.

Resumo

Trocas de saberes são processos dialógicos, participativos, humanizantes e educativos para os sujeitos envolvidos, sendo fundamental para a re-produção dos saberes agroecológicos entre agricultores(as), estudantes e professores extensionistas. Este artigo é fruto de um projeto desenvolvido na comunidade Barro, Serrinha-Ba no semiárido baiano, através da pesquisa-ação. O diagnóstico consistiu em rodas de conversas e visitas às propriedades dos agricultores; a intervenção educativa deu-se por meio de intercâmbios de experiências e oficinas temáticas. Objetiva-se aqui discorrer como as trocas de saberes permearam positivamente as ações do projeto e compreender sua importância na dinâmica comunitária, possibilitando a construção coletiva de conhecimentos/saberes e ações sinergéticas de des-envolvimento comunitário. Ficou evidente que as trocas de saberes tencionaram a reflexão problematizadora e crítica da realidade, proporcionado conhecimentos mais calcados na “racionalidade ambiental”.

Downloads

Publicado

2020-08-17

Edição

Seção

CBA - Construção do Conhecimento Agroecológico e Dinâmicas Comunitárias