O alcance pedagógico do ensino de agroecologia através da representação artística de conceitos: vislumbre para uma nova (trans)formação

Autores

  • Brisa do Svadeshi Cabral de Melo IFCE campus Crato

Palavras-chave:

transdisciplinaridade, ecologia, produção de alimento

Resumo

O presente relato de experiência foi pautado na reflexão de como veicular o entendimento da agroecologia como instrumento de transformação sócio-ambiental através da produção de alimento sustentável. Para alcançar tal objetivo, foi necessário desconstruir o senso comum presente no entendimento de estudantes do Curso Técnico de Agropecuária do IFCE campus Crato em como planejar e conduzir uma área agrícola. A transdisciplinaridade foi o instrumento norteador para as ações pedagógicas, que se traduziram em apresentação de conceitos, reflexão das funções destes conceitos no planejamento da área agroecológica e materialização desta reflexão na forma de desenhos em cartolina. A culminância do processo de construção do conhecimento se deu na Semana do Meio Ambiente, durante uma atividade intitulada “Varal Agroecológico”, momento em que os desenhos foram apresentados ao público do evento. Os estudantes tiveram oportunidade de apresentar o resultado de seus planejamentos e amadurecer ideias com agricultores e estudantes de outras escolas.

Downloads

Publicado

2020-08-05