Ensaio: Pensar as juventudes na Educação do Campo e na Agroecologia a partir da condição juvenil

Autores

  • Júlio César Almeida Pacheco Faculdade de Educação da UFMG

Palavras-chave:

Juventudes; Condição Juvenil; Educação do Campo; Agroecologia.

Resumo

            As representações sobre o que é a juventude e quem são as pessoas jovens passam por diferentes entendimentos. Elas mudam ao longo da história, conforme se alteram também os contextos em que são construídas e, sendo assim, assumimos que ela é diversa, plural: juventudes. Existem as juventudes das cidades e as juventudes do campo, mas fato é que nos diferentes contextos e diante das diferentes representação elaboradas sobre juventude, elas devem ser pensadas a partir da noção de condição juvenil porque é preciso entender os sujeitos inseridos histórico, social, político, culturalmente e mobilizados também pelas dimensões dos desejos, dos sonhos, do pertencimento e reconhecimento de si, do outro e do mundo. A Educação do Campo e a Agroecologia se orientam por um outro projeto de sociedade e de campo no qual as juventudes ganham centralidade e, por isso, a noção de condição juvenil pode orientar suas reflexões sobre as juventudes do campo.

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Publicado

2020-06-17