Experiência de extensão universitária com comunidades tradicionais de Fundo de Pasto

Autores

  • Davy Lima de Souza UNEB
  • Rogerio de Souza Bispo
  • Júlio César Novais Santos
  • Adrielle dos Santos Oliveira
  • Judenilton Oliveira dos Santos Souza
  • Edilania Pereira da Silva

Palavras-chave:

Universidade; saberes; comunidades tradicionais

Resumo

No estado da Bahia existem povos que apresentam formas próprias de produção e organização social, são as comunidades tradicionais de Fundo de Pasto, estas comunidades apresentam especificidades em seu modo de vida que devem ser consideradas nas ações de extensão rural a fim de garantir uma assistência técnica de qualidade para esses povos. A extensão universitária tem papel fundamental para preparar os futuros profissionais para atuar com essas comunidades. Através da monitoria de extensão foi possível realizar, em Parceria com o Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada–IRPAA, ações em comunidades de fundo de pasto. Foram feitas visitas quatro comunidades nos municípios de Casa Nova–BA, Uauá–BA, Juazeiro–BA e Curaçá–BA, nas quais foram abordados temas relacionados à regularização fundiária e manejo das áreas coletivas a fim de contribuir como bem viver desses povos. Com a experiência houve uma troca de saberes entre os visitantes e a comunidade.

Biografia do Autor

Rogerio de Souza Bispo

Possui doutorado em Ciências Sociais (UFRN), mestrado em Ciências Políticas (UFPE) e graduação em Ciências Sociais (Bacharelado e Licenciatura) também pela Universidade Federal de Pernambuco. É professor da Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Tem experiência na área de Ciência Sociais, com ênfase em Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento Rural, Participação, Cidadania, Educação e Saúde.

Júlio César Novais Santos

Técnico em Meio Ambiente, graduando em Engenharia Agronômica pela Universidade do Estado da Bahia-UNEB/Campus III e integrante do Grupo de Agroecologia Umbuzeiro-GAU sediado na UNEB/DTCS-Campus III.

Adrielle dos Santos Oliveira

Técnica em Zootecnia formada pelo Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão do São Francisco - CETEP SSF II AC. Realizou estágio de 200 horas na Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia - ADAB com experiência em Caprinovinocultura e beneficiamento de derivados do leite caprino. Atualmente é graduanda de Engenharia Agronômica pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB.

Judenilton Oliveira dos Santos Souza

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade do Estado da Bahia. Tem experiência em extensão rural com foco na agroecologia e convivência com o semiárido.

Edilania Pereira da Silva

Graduanda em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia pela Universidade Estadual da Bahia - UNEB, bolsista de iniciação científica na área de microbiologia e membra do grupo de Agroecologia Umbuzeiro - GAU.

Downloads

Publicado

2020-06-14

Edição

Seção

CBA - Biodiversidade e Bens Comuns dos Agricultores e Povos e Comunidades Tradicionais