Avaliação físico química de águas cinzas tratadas por sistemas simplificados para produção agroecológica camponesa no semiárido brasileiro

Autores

Palavras-chave:

tratamento de esgoto; água de reuso; agricultura familiar

Resumo

O Semiárido brasileiro possui características edafoclimáticas que desafiam a agricultura camponesa, principalmente, quanto a indisponibilidade de água. Nesse contexto, o tratamento de água cinza para reuso agrícola se torna uma alternativa para fortalecer a convivência com a região. Esse trabalho tem como objetivo avaliar a eficiência de remoção de material orgânico e conservação de nutrientes em sistemas simplificados de tratamento de águas cinzas para reuso agrícola. Foram monitorados, através de uma pesquisa participativa e interdisciplinar, dois sistemas de tratamento em agroecossistemas do semiárido paraibano, sendo constatada eficiência de remoção de material orgânico acima do recomendado pela legislação, e manutenção de nutrientes. O sistema simplificado se configura como uma tecnologia de tratamento capaz de produzir água para irrigação de culturas forrageiras, madeireiras, cerealíferas e frutíferas, assim como contribuir na recuperação de áreas degradadas.

Biografia do Autor

Rodrigo de Andrade Barbosa, INSTITUTO NACIONAL DO SEMIÁRIDO

 Graduado em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Universidade Estadual da Paraíba (2014), Mestre em Ciência e Tecnologia Ambiental pela Universidade Estadual da Paraíba (2017), linha de pesquisa: Tratamento de água e resíduos. Possui experiência na coordenação de equipe de trabalho, execução de obras de engenheira de pequeno e médio porte, elaboração e análise de projetos na área de saneamento ambiental e longa experiência em projetos, operação e monitoramento de sistemas de tratamento de esgoto sanitário. Atualmente é Pesquisador do Instituto Nacional do Semiárido, trabalhando com tratamento de esgoto sanitário para reuso agrícola, industrial e urbano.

Downloads

Publicado

2020-06-21

Edição

Seção

CBA - Desertificação, Água e Resiliência Socioecológ as Mudanç Climát e Outros