Estratégia de comercialização de cestas com produtos dos assentamentos agroecológicos: economias dos sistemas agroalimentares de base agroecológica
Palavras-chave:
Geração de Renda; Diálogo com a Sociedade; Alimentação Saudável.Resumo
Considerando a importância da manutenção dos agricultores no campo, o que se propõe discutir neste artigo é o desenvolvimento de um mecanismo de comercialização, como forma de resistência e autonomia camponesa, permitindo assim o fortalecimento da base, tendo em vista que a comercialização envolve processos complexos e contínuos, levando à manifestação de estratégias para a permanência no mercado. A partir desta perspectiva, objetiva-se com este estudo analisar as estratégias de comercialização que os agricultores utilizam para vender os produtos dos assentamentos agroecológicos. Nesse contexto a cesta agroecológica é uma das experiências do movimento dos trabalhadores rurais sem terra (MST), que busca oferecer alimentos saudáveis a cidade de Itamaraju-BA, conectando agricultores e agricultoras do campo aos consumidores urbanos. O sistema de vendas de cestas possibilita que o consumidor escolha os itens que vão compor a sua cesta a partir dos produtos disponíveis, através de um pedido que pode ser realizado por telefone, ou pessoalmente com o agricultor