A Importância da forma de comercialização na consolidação da agroecologia
Palavras-chave:
mercado orgânico, acesso ao consumidor, feiras, estratégias de comercializaçãoResumo
O estudo mostra a importância das estratégias de comercialização dos produtores associados
à Associação para o Desenvolvimento da Agricultura Orgânica em Goiás (ADAO) para o fortalecimento
do acesso ao consumidor e dos princípios agroecológicos. O estudo foi feito entre
os meses de agosto de 2016 e março de 2017, entrevistando 15 agricultores orgânicos que
comercializam seus produtos nas feiras da ADAO, em Goiânia- GO. Comparando este meio
de comercialização e a venda em grandes redes varejistas, a pesquisa mostra as vantagens
e dificuldades de cada uma. A associação estimula a comercialização em feiras orgânicas,
em locais e horários pré-determinados pela entidade. Não impede os agricultores de comercializar
em outros locais, mas verificou-se que apenas 19% deles vendem além da feira, em
pequenos empórios e restaurantes. Como desdobramento do contato do agricultor com o
consumidor da feira, existe a entrega de cestas domiciliares, que é feita por 30,7% dos produtores.
Os agricultores associados à ADAO caminham contra a tendência atual de aumento
de venda de frutas e legumes em supermercados; eles não usam a estratégia de venda em
grandes redes varejistas. Adotando outro caminho, acessam o consumidor de maneira diferenciada,
reunindo vantagens que fortalecem e trazem credibilidade à agroecologia.