A construção do conhecimento e de espaços pedagógicos na experiência em educação em agroecologia no IFRS, Campus Restinga, Porto Alegre, Brasil

Autores

  • RICARDO EDUARDO DE FREITAS MAIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
  • Helena de Lima MÜLLER Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR/UFRGS)
  • Júlio Picon ALT Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR/UFRGS)
  • Rafael FRIZZO Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR/UFRGS)
  • Viviane Camejo PEREIRA 5Pós-doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR/UFRGS)
  • Alberto BRACAGIOLI NETO 6Professor Adjunto do Departamento de Horticultura e Silvicultura da Faculdade de Agronomia-UFRG e Professor Colaborador no PGDR/UFRGS

Palavras-chave:

Diálogo de saberes; Educação popular; Alimentação; Cidadania.

Resumo

Esse resumo tem como objetivo apresentar alguns momentos e espaços do processo de ensino aprendizagem no curso de Agroecologia, IFRS, Campus Restinga, Porto Alegre, Brasil. Os dados são oriundos de observações e registros feitos durante estágio/docência realizado no período de 31 de julho a 12 de dezembro de 2018. A prática pedagógica utilizada consistiu em construir espaços de diálogo horizontal, através de metodologias participativas para que as pessoas contribuíssem de diferentes maneiras para a discussão agroecológica. A experiência foi riquíssima do ponto de vista educacional, onde os atores sociais contribuíram a partir de sensações e percepções que se coadunaram numa complexa teia de visões saberes e significados. Portanto, políticas públicas que possibilitam o acesso e permanência das pessoas no ambiente escolar, como o encontrado no IFRS, são essenciais, pois permitem a construção de espaços de aprendizagem e trocas de experiências de maneira horizontal e democrática.

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Publicado

2020-08-05