Jornada universitária em defesa da reforma agrária: debatendo educação pública, direitos humanos e questão agrária na Universidade

Autores

  • Julio Cesar Novais Santos Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Edilania Pereira da Silva
  • Adrielle dos Santos Oliveira
  • Davy Lima de Souza
  • Esmeraldo Dias da Silva
  • Shirlan Feitosa Santos

Palavras-chave:

Reforma Agrária; Universidade; Movimentos sociais.

Resumo

O Grupo de agroecologia Umbuzeiro – GAU, sediado no Departamento de Tecnologias e Ciências Sociais-DTCS/UNEB III, é um grupo que protagoniza o debate da agroecologia dentro e fora da universidade.  Assim, o GAU propõe a VI Jornada Universitária em defesa da Reforma Agrária - JURA, afim de possibilitar a sensibilização e o envolvimento da comunidade acadêmica no que tange os debates que envolvem a reforma agrária, educação e direitos humanos, reconhecendo a legitimidade das suas lutas. É necessário quebrar os estereótipos acerca dos movimentos e sensibilizar tanto o meio acadêmico como a população. Para isso a VI JURA foi uma ferramenta imprescindível para alcançar esse objetivo, reafirmando que a universidade é do povo e tem que discutir os problemas reais que os aflige.

Biografia do Autor

Edilania Pereira da Silva

Graduanda em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia pela Universidade Estadual da Bahia - UNEB, bolsista de iniciação científica na área de microbiologia e membra do grupo de Agroecologia Umbuzeiro - GAU.

Adrielle dos Santos Oliveira

Técnica em Zootecnia formada pelo Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão do São Francisco - CETEP SSF II AC. Realizou estágio de 200 horas na Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia - ADAB com experiência em Caprinovinocultura e beneficiamento de derivados do leite caprino. Atualmente é graduanda de Engenharia Agronômica pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB.

Davy Lima de Souza

Graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Campus lll. Durante a graduação foi membro do Grupo de Agroecologia Umbuzeiro. Foi membro de Centro de Formação Dom José Rodrígues - CFDJR.

Esmeraldo Dias da Silva

Técnico em Agropecuária formado pelo IF-Sertão ( Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano campus Petrolina Zona Rural) e Graduando em Engenharia Agronômica pela UNEB (Universidade do Estado da Bahia ).

Shirlan Feitosa Santos

Ensino médio completo, atualmente discente de Engenharia Agronômica da Universidade do Estado da Bahia.

Downloads

Publicado

2020-08-05