Educação do Campo: a experiência do PRONERA no Território do Médio Alto Uruguai, Rio Grande do Sul

Autores

  • Luis Pedro Hillesheim Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Campus de Frederico Westphalen
  • Mariele Boscardin Universidade Federal de Santa Maria
  • Gelson Pelegrini Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Campus de Frederico Westphalen

Palavras-chave:

Educandos; Formação por Alternância; Projeto Profissional e de Vida.

Resumo

O Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA) firmou-se como uma importante politica de educação no campo. Focada inicialmente aos assentados da reforma agrária, ampliou seu público de beneficiários, a partir de 2010, passando a atender, beneficiários do Crédito Fundiário. É para este público que a Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Campus de Frederico Westphalen, Rio Grande do Sul, por meio do Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária tem se voltado. A proposta pedagógica de qualificação em nível superior destes educandos centra-se na formação por alternância, utilizando de diversos instrumentos pedagógicos, dentre eles, o Projeto Profissional e de Vida. Objetivou-se com a realização deste ensaio apresentar um relato de experiência de educação voltada para agricultores, beneficiários do Crédito Fundiário atendidos pelo PRONERA, inseridos no Território do Médio Alto Uruguai. Este Território se destaca no acesso dos agricultores ao Crédito Fundiário (CF) com mais de 3800 famílias beneficiadas. Destas, 60 educandos concluíram a formação superior pelo PRONERA, elaborando e implantando seus projetos profissionais e de vida, junto à área de terra adquirida pelo crédito fundiário.

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Publicado

2020-08-05