Escola do trabalho no semiárido paraibano: contribuições para a Agroecologia no Assentamento Zé Marcolino
Palavras-chave:
Pedagogia Socialista; Escola-Comuna; Convivência com o Semiárido; Diagnóstico-Participativo; Cariri Ocidental ParaibanoResumo
Esse trabalho tem por objetivo apresentar as contribuições dos educandos do Pronera (Programa Nacional de Educação para a Reforma Agrária) para a construção da agroecologia em um assentamento do semiárido paraibano, desde o chão da escola local. Diante das dificuldades de enfrentar o pacote da agricultura convencional disponível para os camponeses, os educandos do Pronera repensaram o uso da escola do assentamento como pé de apoio para a sensibilização agroecológica de alunos e funcionários, ao mesmo tempo em que servia como campo de experimentação. Para isso se apoiaram em reflexões propostas pela Escola do Trabalho e pela Escola Comuna, de autoria do pedagogo soviético Moisey Pistrak, que sugere a autogestão escolar e os complexos temáticos a partir de temas da Atualidade (leitura de conjuntura e do entorno).