“Horta Mandala” e “Feirinha da Honestidade” como estratégias didáticas de produção e comercialização na Agroecologia
Palavras-chave:
Feira agroecológica; Economia Solidária; Hortaliças.Resumo
Este trabalho relata uma estratégia diferenciada de produção e comercialização de produtos agroecológicos no Instituto Federal Farroupilha, campus Júlio de Castilhos, no Rio Grande do Sul. A produção aconteceu em uma “Horta Mandala” e a comercialização em uma feira baseada no modelo pague e leve, denominada “Feirinha da Honestidade”. Esta teve como idealizadores o Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica – NEA Arapuá e como público alvo os alunos e servidores do campus. Esta feirinha é diferenciada por não haver um vendedor presente, os consumidores escolhem e pagam pelas hortaliças em uma caixinha de pagamento e tem acesso a uma caixa de troco. Os resultados verificados foram positivos em termos financeiros, além de um bom acolhimento da atividade pelo público envolvido, gerando interesse dos servidores e alunos na temática. O projeto também foi um importante canal de divulgação da Agroecologia.