Sistemas agroflorestais sucessionais como estruturas educadoras no curso de especialização "Agroecologia e Transição Educadora para Sociedades Sustentáveis"
Palavras-chave:
Sistema Agroflorestal Sucessional, Agroecologia, Estruturas educadoras, SAF, MetodologiaResumo
Em situação de crise, instaurada principalmente pelo paradigma da sociedade capitalista, a Agroecologia se situa como um projeto de transição para Sociedades Sustentáveis. A Universidade como espaço de construção de saberes tem o dever de inserir métodos e meios de emancipação e neste sentido, o curso de especialização “Agroecologia e Transição educadora para Sociedades Sustentáveis” busca constituir processos aptos a propiciar essa transição, entre eles a constituição de estruturas educadoras, que buscam ser espaços físicos e relacionais, de alternativas viáveis para a sustentabilidade. Como parte do pensar-fazer da práxis Agroecológica, os Sistemas Agroflorestais (SAF) Sucessionais têm grande potencial de serem utilizados como estruturas educadoras coerentes com a transição agroecológica, já que na sua composição é necessária à lógica sistêmica e holística, com percepção cooperativa e com capacidade de aumentar a biodiversidade e gerar renda econômica para camponesas e camponeses