Empoderamento feminino, educação e a construção de sistemas alimentares agroecológicos
Um relato sobre o projeto Escola Permacultural.
Palavras-chave:
Agroecologia; Empoderamento; Educação; Valorização.Resumo
Este trabalho se dispõe a discutir a educação agroecológica como caminho para a construção de um sistema alimentar mais justo e a influência do empoderamento da mulher na agricultura urbana para que esse caminho seja trilhado. Este estudo foi realizado a partir da análise dos resultados do projeto Escola Permacultural no ano de 2018, que consiste em uma disciplina de permacultura oferecida para a 1ª série do ensino médio de uma escola estadual da zona oeste do Rio de Janeiro. A partir da análise de suas metodologias e práticas, foram aprofundados questionamentos sobre o papel do homem e da mulher na conjuntura atual do trabalho na agricultura. Por fim, o texto explora a importância da soberania alimentar e dos saberes incorporados pelos estudantes, a partir da construção do saber agroecológico, na produção de alimentos e da compostagem dos resíduos orgânicos no cotidiano escolar.