Igarapés do tempo: como ferramenta de acompanhamento do aprendizado de agroecologia por jovens agricultores no Nordeste Paraense, Brasil

as a tool for monitoring the learning of agroecology by young farmers in the northeastern Para State, Brazil

Autores

  • Tatiana Deane Sá de Abreu escola ECRAMA
  • Maria de Nazaré Reis Ghirardi
  • Vincenzino Ghirardi
  • Nathalie Cialdella

Palavras-chave:

Pedagogia da alternância, linha de tempo, construção do conhecimento agroecológico.

Resumo

É apresentada a experiência de linhas de tempo, chamadas de igarapés do tempo, no acompanhamento do aprendizado por agricultores do curso Agroecologia & Cidadania, oferecido pela Escola de Formação para Jovens Agricultores de Comunidades Rurais Amazônicas (ECRAMA), Santa Luzia do Pará, iniciativa da Rede Bragantina de Economia Solidária Artes e Sabores. O curso iniciou em 2016 e os igarapés do tempo foram implantados em 2017. No início do curso os participantes apresentam a realidade vivenciada em suas propriedades, comunidade e município, de forma oral e gráfica, e são instruídos a compor o processo de aprendizado vivido durante cinco módulos presenciais (tempo escola) e quatro módulos não presenciais (tempo família/comunidade). Nas aulas são adotadas práticas de círculos de cultura. Ao final do quinto módulo são apresentados os igarapés do tempo, via desenho, exposição e discussão. No último dia há uma solenidade para familiares e convidados dos participantes

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Publicado

2020-08-05