Motivações e convergências entre agricultores familiares e consumidores: uma análise do Grupo de Consumo Responsável da Rede Espaço Agroecológico
Palavras-chave:
Circuitos Curtos de Comercialização; Agroecologia; Agricultura FamiliarResumo
Este artigo analisa as dinâmicas entre agricultores e consumidores que integram o Grupo de Consumo Responsável da Rede Espaço Agroecológico. O grupo surgiu por iniciativa de agricultores e agricultoras da Zona da Mata e Agreste de Pernambuco com objetivo de construir espaços de comercialização para venda direta de produtos agroecológicos na cidade do Recife. Iniciativas como essa aparecem em um momento em que se consolida a tendência de alongamento dos sistemas agroalimentares, mas também se multiplicam experiências que visam o fortalecimento dos mercados locais e a construção de circuitos curtos de comercialização. A pesquisa identificou as motivações de ambos os grupos ao estabelecerem espaços de comercialização, novas relações sociais, vínculos de confiança e aproximação entre quem produz no campo e quem consome na cidade.