Entre a produção e o consumo: contribuição do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE para a soberania alimentar em Itapicuru/BA
Palavras-chave:
PNAE; Agricultura familiar/camponesa; soberania alimentar.Resumo
As discussões sobre soberania alimentar fazem um contraponto às contradições resultadas pelo agronegócio, e defende a autonomia dos povos na organização de produção agrícola de acordo com sua cultura. O apoio do Estado é fundamental para a concretização desse projeto, e o PNAE contribui para o fortalecimento da agricultura familiar/camponesa por meio da aquisição dos produtos para a alimentação escolar. A pesquisa objetiva analisar os efeitos do PNAE para a agricultura familiar/camponesa em Itapicuru/BA após a inserção dos alimentos no cardápio escolar a partir de 2017. A metodologia adotada é o estudo de caso, incialmente com a revisão bibliográfica, seguido do levantamento de dados estatísticos, aplicação de entrevistas e questionários, e sistematização das informações coletadas. Os agricultores familiares/camponeses destacaram a importância do PNAE para a reprodução social de suas famílias. O Estado tem um papel fundamental em efetivar políticas públicas, como o PNAE, para o fortalecimento desses sujeitos.