Institutos Federais e redes sociotécnicas: a educação popular na construção dos conhecimentos agroecológicos

Autores

  • Samuel Vicente Dias de Freitas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP / Amarais - Campus Campinas
  • Erika Batista
  • Franciely Santos
  • Márcio Miranda

Palavras-chave:

agroecologia; tecnologias sociais; agricultura familiar; formação inicial; extensão tecnológica.

Resumo

A agricultura familiar camponesa é marcada por conflitos no Brasil. A luta para legitimação dos territórios de reforma agrária é contínua e o modelo de agricultura convencional um problema para o desenvolvimento rural sustentável. Entretanto, a agricultura de base agroecológica amplia o horizonte destas populações. O objetivo geral desta proposta é demonstrar como a perspectiva da Educação Popular (EP) relaciona-se com a matriz da Agroecologia. Especificamente, o de compartilhar a experiência do NEA/ IFSP de Campinas na realização de cursos FIC elaborados para este público. Através de uma metodologia de intervenções integradas pelos princípios da EP os resultados alcançados indicam que a atuação dos Institutos Federais é importante para o estabelecimento de redes sociotécnicas que contribuam para a autonomia destes sujeitos e fortaleçam a construção do conhecimento agroecológico para a permanência dos assentados nos territórios de forma produtiva e sustentável.

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Publicado

2020-08-16

Edição

Seção

CBA - Construção do Conhecimento Agroecológico e Dinâmicas Comunitárias