Fortalecimento dos circuitos curtos de comercialização na agricultura familiar: um estudo do acampamento Elizabeth Teixeira- Limeira-SP

a study at Elizabeth Teixeira Camp- Limeira-SP

Autores

Palavras-chave:

Agroecologia, Economia solidária, Agricultura familiar, Desenvolvimento rural, Segurança alimentar

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar a formação de um circuito curto de comercialização entre agricultores do Acampamento de Reforma Agrária Elizabeth Teixeira e um grupo de consumo localizado em Limeira-SP. Para tal análise foram feitas entrevistas com as agricultoras e o agricultor participantes do Grupo de Produtoras do Elizabeth Teixeira, com os consumidores do grupo, bem como a participação em reuniões de organização produtiva no acampamento e na entrega dos produtos aos consumidores. O grupo de consumo se mostrou satisfeito com a formação deste circuito de comercialização, especialmente pela qualidade e preço dos produtos. Por outro lado, o grupo é importante às agricultoras pelo escoamento da produção e incremento da renda.

Biografia do Autor

Vanilde Ferreira de Souza Esquerdo, Faculdade de Engenharia Agrícola - UNICAMP

Professora Doutora da Faculdade de Engenharia Agrícola - Feagri/Unicamp. Possui graduação em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998), mestrado (2002) e doutorado (2006) em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Campinas, área de concentração Planejamento e Desenvolvimento Rural Sustentável. Foi docente na Universidade Estadual de Maringá (2006-2009). Realizou pós-doutorado com bolsa da Fapesp na Feagri/Unicamp. Foi docente da Faculdade de Ciências Aplicadas-FCA/Unicamp. Fez pós-doutorado pelo PNPD/Capes na UFSCar/Araras (2016). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Sociologia Rural, atuando principalmente nos seguintes temas: agricultura familiar, políticas públicas, extensão rural. 

Downloads

Publicado

2020-07-10

Edição

Seção

CBA - Economias dos Sistemas Agroalimentares de Base Agroecológica