Meio ambiente e Agroecologia nas escolas do campo

Autores

  • Silvana Cassia Hoeller PUC/PR
  • Suzana Marques R. Alvares UFPR
  • Delma Cavalheiro de Ávila Andrade UFPR
  • Elisa Daniele Andrade UFPR
  • Maurício C. Vitória Fagundes UFPR
  • Lourival de M. Fidelis UFPR

Palavras-chave:

natureza; humanização; práticas pedagógicas.

Resumo

Esse trabalho é resultado de um processo de formação continuada realizada com os docentes da rede pública municipal de Araucária no Paraná, que teve como objetivo abordar a agroecologia e o meio ambiente como pressupostos da construção de uma educação humanizadora. Nessa compreensão, construiu-se uma parceria de formação entre os docentes da rede municipal e da universidade. A proposta foi desenvolvida a partir dos pressupostos freireanos de educação, onde o ser humano tem o direito de conhecer aquilo que ainda não conhece, a conhecer melhor o conhecimento que já possuem e a construir o seu próprio conhecimento, por meio de práticas pedagógicas que contribuam com o processo de humanização do mundo em que vivemos. Para dar conta dessa intencionalidade a formação teve como instrumento metodológico o exercício formação por meio da pesquisa participante, onde a realidade da prática docente dos educadores/as e sua relação com o ambiente e agroecologia foram o ponto de partida. Como um dos principais resultados pode-se apontar que a formação possibilitou construir relações entre currículo, projeto político pedagógico e agroecologia e meio ambiente. Possibilitando um olhar interdisciplinar entre as áreas.

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Publicado

2020-08-05