Meio ambiente e Agroecologia nas escolas do campo
Palavras-chave:
natureza; humanização; práticas pedagógicas.Resumo
Esse trabalho é resultado de um processo de formação continuada realizada com os docentes da rede pública municipal de Araucária no Paraná, que teve como objetivo abordar a agroecologia e o meio ambiente como pressupostos da construção de uma educação humanizadora. Nessa compreensão, construiu-se uma parceria de formação entre os docentes da rede municipal e da universidade. A proposta foi desenvolvida a partir dos pressupostos freireanos de educação, onde o ser humano tem o direito de conhecer aquilo que ainda não conhece, a conhecer melhor o conhecimento que já possuem e a construir o seu próprio conhecimento, por meio de práticas pedagógicas que contribuam com o processo de humanização do mundo em que vivemos. Para dar conta dessa intencionalidade a formação teve como instrumento metodológico o exercício formação por meio da pesquisa participante, onde a realidade da prática docente dos educadores/as e sua relação com o ambiente e agroecologia foram o ponto de partida. Como um dos principais resultados pode-se apontar que a formação possibilitou construir relações entre currículo, projeto político pedagógico e agroecologia e meio ambiente. Possibilitando um olhar interdisciplinar entre as áreas.