Projeto integrador como proposta metodológica para o exercício da prática profissional no Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia

Autores

  • Gisele Fernanda Mouro Instituto Federal do Paraná, Câmpus Ivaiporã
  • Ellen Rúbia Diniz
  • Laís Martinkoski

Palavras-chave:

agricultura familiar, educação tecnológica, ensino superior, metodologias inovadoras

Resumo

O objetivo desta experiência é descrever como a realização do Projeto Integrador tem contribuído para a formação dos estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia no Instituto Federal do Paraná, Câmpus Ivaiporã. O projeto integrador está formalizado como um componente curricular flexibilizando tempos e espaços escolares na oferta da prática profissional. Como pontos positivos a proposta oportuniza a prática profissional, aplicação dos conhecimentos trabalhados em sala, melhoria dos sistemas de produção das unidades familiares dos estudantes e a aproximação entre estudantes e docentes. O volume excessivo de trabalho acumulado pelos docentes do curso, falta de recursos financeiros para os projetos e a falta de tempo dos estudantes trabalhadores, configuram-se como desafios à proposta.

Downloads

Publicado

2020-08-05