Experiências agropecuárias na escola: uma ferramenta para construção do conhecimento agroecológico no Centro Familiar de Formação em Alternância de Chapadinha, município de Nova Venécia- Espírito Santo

Autores

  • Celso Eulálio de Oliveira Junior UFRRJ
  • Alcione Reetz
  • Igor Simoni Homem de Carvalho UFRRJ

Palavras-chave:

Agroecologia; Pedagogia da Alternância; Educação do Campo.

Resumo

O Centro Familiar de Formação em Alternância de Chapadinha (CEFFA) está localizado no município de Nova Venécia - ES, e oferece o curso Profissionalizante Técnico em Agropecuária. A maioria dos estudantes residem em municípios com grande vocação para atividades agropecuárias. Porém, esta atividade é baseada nas técnicas convencionais do agronegócio. Essa influência gera muitas contradições e a cada ano coloca em risco os direitos dos caponeses (as) permanecerem em seus territórios. Dessa maneira, o CEFFA procura desenvolver, processos educativos que possibilitem a construção do conhecimento agroecológico. Assim, o objetivo deste trabalho é avaliar a importância das experiências agropecuárias no ambiente escolar para a construção do conhecimento agroecológico entre os estudantes do CEFFA Chapadinha. Por meio da metodologia da roda de conversa com os estudantes, foi possível constatar que essa ferramenta possibilita aos estudantes construir o conhecimento agroecológico.

Downloads

Publicado

2020-08-05