Formação de educadoras e educadores em diagnóstico participativo socioambiental
Palavras-chave:
Espaços educadores, Transição educadora agroecológica, metodologias participativasResumo
O trabalho tem como objetivo apresentar práticas educadoras agroecológicas utilizadas no curso de extensão para formação de educadoras e educadores em diagnóstico participativo socioambiental, oferecido pela Universidade Federal do Paraná-Setor Litoral, e promovido pelos cursos de pós-graduação em Alternativas para uma nova educação e graduação de Tecnologia em Agroecologia. O intuito do curso consistiu em promover visão sistêmica e o olhar crítico sobre a realidade local para a construção de projetos de transformação social a partir das bases, princípios e diretrizes da Agroecologia. Utilizou-se o círculo de cultura de Paulo Freire, instalações artístico pedagógicas, algumas ferramentas do Diagnostico Rural Participativo, como a FOFA, o questionário semi-estruturado e mesa da Partilha. As práticas permitiram um primeiro contato dos educadores com as ferramentas de cunho participativo e a realização de um processo inicial de avaliação coletiva dos municípios do litoral paranaense.