Tecendo memórias: o lúdico na sensibilização dos sujeitos e na construção do conhecimento agroecológico

Autores

  • Kauane Santos Batista Instituto federal de Sergipe
  • Marcio Eric Figueira Santos IFS
  • Josefa Paula Santos Costa IFS
  • Rafael Fernando Ezequiel IFS
  • Talita Guimarães Araújo-Piovezan IFS

Palavras-chave:

educação lúdica, diálogo de saberes, agroecologia

Resumo

A comunicação não deve ser exclusiva, deve ser nutrida de saberes, conhecimentos e experiências de todos os atores sociais envolvidos. O lúdico caracteriza-se por ser uma importante ferramenta para construção de conhecimento e reflexão, pois remete ao mundo sensível, à arte, facilitando a comunicação, a aprendizagem, memorização, contextualização com a realidade e desenvolvimento social e afetivo. Neste contexto, este trabalho resgata a memória de atividades lúdicas desenvolvidas por estudantes, servidores e professores do Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia do IFS – Campus São Cristóvão junto aos pares e comunidades circunvizinhas, no período de 2016 a 2018. O caráter lúdico no processo de ensino-aprendizagem e mobilização atendeu as expectativas a partir do momento em que criou um meio favorável para uma comunicação mais significativa e identitária dos sujeitos, na capacidade de diálogo e compreensão do saber e na construção do conhecimento agroecológico.

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Publicado

2020-08-05