Educa(ação) na contramão da hegemonia

Autores

  • Rebeca Bispo Oliveira Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Jakeline Honória de Sousa Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Palavras-chave:

Palavras-chave: Escola Família Agrícola; Pedagogia da Alternância; Educação do Campo.

Resumo

Resumo

Este trabalho científico tem como objetivo descrever, destacar e refletir alguns pontos relacionados à construção de dois projetos educacionais voltados a jovens camponeses. Este texto parte da reflexão de nossas vivências como egressas e hoje monitoras/estagiárias relacionadas à Escola Família Agrícola de Correntina e a Escola Família Agrícola Mãe Jovina, de Ruy Barbosa, que assumem a Pedagogia da Alternância como base principal para a formação de jovens. A metodologia que utilizamos para a construção deste texto mescla nossas memórias e vivências das experiências com material bibliográfico.  Buscamos destacar a importância e a resistência travada por estas escolas na luta por uma Educação do Campo atrelada a um projeto de educação libertadora. Apontamos também a necessidade de serem enfrentados alguns desafios, como uma melhor reflexão sobre necessidade de reforçar esse projeto incluindo uma perspectiva mais ampla das relações de gêneros, nesses ambientes formativos.

 

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Publicado

2020-08-05