Sistemas agroflorestais no contexto acadêmico: a utilização de um SAF em ensino, pesquisa e extensão universitária aplicada a micologia

Autores

  • Leonardo Siqueira Cavalcanti Filho UFPE
  • Roger Fagner Ribeiro Melo

Palavras-chave:

Palavras-chave: Transdisciplinaridade, Agroecologia aplicada, Ferramenta de ensino, Ensino de Micologia, Educação ambiental.

Resumo

A Agroecologia, enquanto transdisciplina considera o pensamento e abordagem sistêmicos, utilizando métodos e avanços de várias ciências, levando em conta o conhecimento local, onde conceitos e princípios ecológicos, sociais e econômicos são aplicados de maneira prática. Esse trabalho tem como finalidade comprovar que uma área destinada ao estabelecimento de um Sistema Agroflorestal (SAF) é uma ferramenta didática e pedagógica de baixo custo e alta eficiência para educação de ciências no contexto do Ensino Superior. Considerando isso, foi utilizado um levantamento biológico de fungos como organismos modelo, a fim de comprovar a importância e eficiência do Sistema Agroflorestal experimental da Universidade Federal de Pernambuco (SAFe-UFPE) como ferramenta de ensino, pesquisa e extensão no contexto universitário. Como resultado, o inventário micológico registrou 38 táxons que são aqui apresentados, onde, a partir desse resultado são listados exemplos de mecanismos, estruturas e padrões ecológicos que já foram e que podem ser trabalhados em aulas relacionadas às ciências naturais no ensino superior e são discutidas sugestões de intervenções didáticas voltadas ao ensino de biologia por sua relevância para processos essenciais ao Ensino, Pesquisa e Extensão, promotor da qualificação de recursos humanos capacitados em Educação Ambiental através da Agroecologia.

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Publicado

2020-08-05