Percepção dos consumidores sobre o selo de certificação orgânica em duas feiras do município de Campinas-SP

Autores

Palavras-chave:

Produtos Orgânicos; Pesquisa de Marketing; Agroecologia.

Resumo

A agroecologia tem se fortalecido nos últimos anos juntamente com o aumento da demanda por produtos orgânicos. Alguns fatores explicam isso, como, por exemplo, a mudança no perfil dos consumidores, que demandam por produtos que proporcionem saúde e bem-estar. Neste sentido, este trabalho teve por objetivo analisar o perfil dos consumidores e a percepção sobre a importância do selo de certificação orgânica em duas feiras do município de Campinas-SP. Para tanto, foram aplicados questionários semiestruturados. Os parâmetros analisados foram: sexo, idade, escolaridade, frequência e tempo de compra. No Parque Ecológico os consumidores são mais velhos, mais frequentes, compram há mais tempo e possuem maior engajamento quando comparados aos consumidores da feira orgânica da CEASA. O selo de certificação mostrou-se “importante” ou “muito importante” para ambas as feiras. Porém, a real necessidade do selo está relacionada aos circuitos longos de comercialização; pois o contato pessoal com o agricultor é mais relevante do que o selo.

Downloads

Publicado

2020-07-10

Edição

Seção

CBA - Economias dos Sistemas Agroalimentares de Base Agroecológica