Adubação verde com Crotalária juncea no cultivo do milho e pastagem em sistema de integração lavoura pecuária na agricultura familiar no Acre

Autores

  • Idésio Luis Franke Embrapa Acre
  • José Tadeu de Souza Marinho Embrapa Acre

Palavras-chave:

matéria orgânica; Amazônia; desenvolvimento sustentável; sistemas integrados.

Resumo

No estado do Acre, o potencial de expansão do cultivo do milho se verifica quando desperta a possibilidade de incorporar apenas 10% dos dois milhões de hectares de áreas de pastagens para a produção de grãos e a intensificação das áreas atualmente em produção. A oportunidade da inserção da agricultura familiar na produção de grãos adotando práticas agroecológicas como a adubação verde para recuperar pastagens degradadas no sistema de Integração Lavoura Pecuária – ILP, para o consumo na propriedade e obtenção de renda é promissor. Objetivou-se avaliar a influência da leguminosa Crotalária Juncea como adubo verde na recuperação de solos, produção de milho e pastagem em sistema ILP, em área de agricultura familiar no município de Senador Guiomard Santos no Acre, por meio de pesquisa participativa. A produção de milho após a incorporação da leguminosa apresentou produtividade 26,4% superior ao sistema convencional, com produção de forragem em sucessão que proporcionou o aumento da capacidade de suporte bovino e da renda.

Biografia do Autor

José Tadeu de Souza Marinho, Embrapa Acre

Possui Doutorado em Desenvolvimento Sustentável, área de concentração Política e Gestão Ambiental (Universidade de Brasília), Mestrado em Desenvolvimento Sustentável, área de Gestão de Políticas Públicas em C&T (Universidade de Brasília) e especializações em Planejamento Agrícola e em Fruticultura Tropical (Universidade Federal do Acre). É graduado em Economia pela Universidade Federal do Acre (1997), e graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Acre (1990). Exerceu a função de pesquisador da FUNTAC entre os anos de 1990 e 1996. Foi diretor de C&T do Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário de 2005 a 2010. Foi Superintendente Regional do Incra no Acre no período de Março de 2013 a Abril de 2014. Foi Presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural - EMATER-AC no período de maio de 2015 e maio de 2016. É Pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Tem experiência na área de Planejamento e Economia Regional e Gestão Ambiental, com ênfase em elaboração de projetos, Informação, planejamento estratégico, desenvolvimento sustentável, atuando principalmente nos seguintes temas: amazônia, meio ambiente, acre, planejamento, manejo florestal, sistemas agroflorestais, socioeconomia e uso da terra.

Downloads

Publicado

2020-09-13

Edição

Seção

CBA - Manejo de Agroecossistemas de Base Ecológica