A Pedagogia da Alternância e a emancipação dos povos do campo pelo viés agroecológico: diálogos possíveis
possible dialogues
Palavras-chave:
Educação do Campo, Pedagogia da Alternância, Agroecologia, Movimentos Sociais do Campo, CTSAResumo
Pensar em pedagogia da alternância requer a análise das políticas educacionais voltadas para escolas do campo que, historicamente, têm sido consideradas um espaço de reprodução de conteúdos urbano-centrados. Essa lógica vem sendo alterada no âmbito das pautas dos movimentos sociais do campo que pensam a educação com características identitárias, valorizando a interação entre os saberes ancestrais e os científicos. O presente trabalho explora, a partir de uma revisão bibliográfica, a tese segundo a qual a relação entre esses saberes, os princípios norteadores e o diálogo entre a educação do campo, agroecologia e pedagogia da alternância podem e devem consolidar-se enquanto alternativa para a escola do campo e outros processos formativos informais, por promover e valorizar uma aprendizagem significativa fundamentada na realidade das comunidades do campo, contribuindo para a formação crítica dos atores sociais e potencializando processos de emancipação e de transformação social.