A educação do campo cearense, na escola do campo de Ocara e na EFA de Ibiapaba

Autores

  • Júnior Ricardo Baptista Gomes UNILAB
  • Arthur de Sousa Miranda
  • Elísia Gomes Ramos
  • Jilson de Nazaré José Adriano
  • Vicente Miudo Kimbamba
  • Maria Gorete Flores Salles

Palavras-chave:

Educação no campo. Desenvolvimento sustentável. Jovens rurais.

Resumo

 

A educação é uma atividade sociopolítica e econômica que é um direito de todos, onde deve ser respeitada e refletida conforme a realidade em que está inserida, visando sempre a evolução do ser humano, de forma a garantir o bem-estar social. As escolas famílias agrícolas (EFA) e de educação do campo são motivadoras desse direito nas suas comunidades e no ambiente rural, por meio da articulação da vertente agrária com as práticas pedagógicas. O objetivo do trabalho foi abordar e demostrar a importância das escolas do/no campo para o desenvolvimento e progresso das famílias rurais, assim como a sociedade em geral, com a escola do campo (E.E.M. Francisca Pinto dos Santos) do município de Ocara e com a escola família agrícola (EFA Chico António Bié), situada na serra da Ibiapaba. A metodologia utilizada para a coleta de dados foi a entrevista de duas pessoas, a professora de Biologia da escola do campo de Ocara e um monitor da escola EFA de Ibiapaba. O modelo da educação que as escolas do/no campo vêm exercendo dá ao povo camponês confiança e o direito a uma luta justa. As escolas do/no campo têm tido um importante papel neste processo, trazendo uma alternativa mais sustentável ao desenvolvimento rural.

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Publicado

2020-06-17