A educação do campo cearense, na escola do campo de Ocara e na EFA de Ibiapaba
Palavras-chave:
Educação no campo. Desenvolvimento sustentável. Jovens rurais.Resumo
A educação é uma atividade sociopolítica e econômica que é um direito de todos, onde deve ser respeitada e refletida conforme a realidade em que está inserida, visando sempre a evolução do ser humano, de forma a garantir o bem-estar social. As escolas famílias agrícolas (EFA) e de educação do campo são motivadoras desse direito nas suas comunidades e no ambiente rural, por meio da articulação da vertente agrária com as práticas pedagógicas. O objetivo do trabalho foi abordar e demostrar a importância das escolas do/no campo para o desenvolvimento e progresso das famílias rurais, assim como a sociedade em geral, com a escola do campo (E.E.M. Francisca Pinto dos Santos) do município de Ocara e com a escola família agrícola (EFA Chico António Bié), situada na serra da Ibiapaba. A metodologia utilizada para a coleta de dados foi a entrevista de duas pessoas, a professora de Biologia da escola do campo de Ocara e um monitor da escola EFA de Ibiapaba. O modelo da educação que as escolas do/no campo vêm exercendo dá ao povo camponês confiança e o direito a uma luta justa. As escolas do/no campo têm tido um importante papel neste processo, trazendo uma alternativa mais sustentável ao desenvolvimento rural.