Educação intercultural indígena em Agroecologia: uma proposta em construção

Autores

  • Roberta Sá Leitão Barboza UFPA/BRAGANÇA
  • Vanderlucia da Silva Ponte
  • Jakson Gonçalves
  • Ednaldo Tembe
  • Ana Victoria Santos da Costa
  • Uarley Iran Peixoto da Silva
  • Edivaldo Tembé

Palavras-chave:

Interculturalidade; Povos indígenas; Território, Vivencia Agroecológica.

Resumo

O projeto de extensão “Floresta Viva Tembé: práticas e vivências interculturais em agroecologia” foi desenvolvido entre abril de 2018 e abril de 2019 em constante diálogo com a Associação do Grupo Indígena Tembé das Aldeias Sede e Ytuaçu (PA), através de vivencias interculturais entre alunos indígenas do Ensino Médio e alunos não-indígenas do Ensino superior. Atualmente, o projeto está construindo a proposta de uma formação em agroecologia indígena que contemple o sistema de manejo integrado entre agricultura, caça, pesca e extrativismo vegetal, no intuito de evidenciar e potencializar estes saberes tradicionais, despertar o interesse nos jovens pela formação agroecológica e, portanto, para a gestão sustentável do Território indígena.  Dessa forma, a proposta em construção considera os princípios da cosmovisão indígena (inverno, verão, fases das luas, zonas produtivas) para a gestão de 279 mil hectares da Terra Indígena do Rio Guamá (TIARG).

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Publicado

2020-08-04