Educação intercultural indígena em Agroecologia: uma proposta em construção
Palavras-chave:
Interculturalidade; Povos indígenas; Território, Vivencia Agroecológica.Resumo
O projeto de extensão “Floresta Viva Tembé: práticas e vivências interculturais em agroecologia” foi desenvolvido entre abril de 2018 e abril de 2019 em constante diálogo com a Associação do Grupo Indígena Tembé das Aldeias Sede e Ytuaçu (PA), através de vivencias interculturais entre alunos indígenas do Ensino Médio e alunos não-indígenas do Ensino superior. Atualmente, o projeto está construindo a proposta de uma formação em agroecologia indígena que contemple o sistema de manejo integrado entre agricultura, caça, pesca e extrativismo vegetal, no intuito de evidenciar e potencializar estes saberes tradicionais, despertar o interesse nos jovens pela formação agroecológica e, portanto, para a gestão sustentável do Território indígena. Dessa forma, a proposta em construção considera os princípios da cosmovisão indígena (inverno, verão, fases das luas, zonas produtivas) para a gestão de 279 mil hectares da Terra Indígena do Rio Guamá (TIARG).