A função socioambiental da propriedade rural sob um viés agroecológico em Nova Friburgo/RJ e seu entorno

Autores

  • Amanda Gonçalves Valnetim Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Rhayane Layra Almeida Santos UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
  • Semille Hussein Kassab Nogueira Souza UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
  • Tatiana Cotta Gonçalves Pereira UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO

Palavras-chave:

agroecologia; função socioambiental; propriedade; direito.

Resumo

O presente trabalho expõe a questão da função socioambiental da propriedade e sua concretização por meio das atividades e práticas de moradores visitados pelo projeto Juventude Agroecológica (iniciativa dos grupos de extensão NIA e NAJUP Marli Coragem, ambos da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro em parceria com o Sobrado Cultural). Os grupos que formam o projeto, fazem um trabalho no sentido de troca de saberes e de criação de um legado para a comunidade do município de Bom Jardim e outros no entorno, todos na região serrana do estado do Rio de Janeiro. Tal atividade é baseada em um trabalho de pesquisa do material produzido e documentado pelo Sobrado Cultural, e vivências periódicas no período de um ano, onde os alunos da Universidade vão às propriedades.  

Biografia do Autor

Rhayane Layra Almeida Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO

Graduanda em Direito pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - Campus Seropédica, integrante do Núcleo de Assessoria Jurídica Popular Marli Coragem. 

Semille Hussein Kassab Nogueira Souza, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO

Graduanda em Direito pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e integrante do Núcleo de Assessoria Jurídica Popular Marli Coragem.

Tatiana Cotta Gonçalves Pereira, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO

Possui graduação em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1999), mestrado em Direito da Cidade pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003) e doutorado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal Fluminense (2015). É professora do Departamento de Ciências Jurídicas e do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas, ambos da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, em Seropédica. Tem experiência docente na área de Direito Público, com ênfase em Direito Ambiental e Urbanístico. É pesquisadora do Laboratório Direito e Urbanismo (LADU) do PROURB/FAU/UFRJ. Na UFRRJ coordena o grupo de pesquisa em Direito e Justiça Ambiental (GPDJA) e é uma das coordenadoras do Núcleo de Assessoria Jurídica Popular Marli Coragem, grupo de extensão que atua na defesa e garantia de direitos socioambientais, prestando assessoria a movimentos populares, organizações da sociedade civil e ainda órgãos públicos. Seu interesse e atuação em pesquisa tem ênfase nos temas: direito à terra, à cidade e à moradia, questão metropolitana, regularização fundiária, justiça e racismo ambiental, questão agrária e agrícola no Brasil.

Downloads

Publicado

2020-10-04