Cultivo e coleta de PANC em quintais urbanos e periurbanos: mudança de paradigmas rumo à agroecologia urbana e segurança alimentar e nutricional.
Palavras-chave:
Saberes e fazeres tradicionais; Desenvolvimento sustentável; Etnobotânica; Nutrição; Padrões de consumo., Know and do; Sustainable development; Ethnobotany; Nutrition; Patterns of consumption.Resumo
Os objetivos do estudo focam na demonstração de que tanto o cultivo de base agroecológica urbano e periurbano, quanto a simples coleta de plantas alimentícias não convencionais (PANC), apesar de serem um desafios na contemporaneidade, servem para o resgate e manutenção dos saberes e fazeres tradicionais de coleta e cultivo, transformando quintais em práticas de desenvolvimento sustentável, segurança alimentar e nutricional. Metodologia: revisão da literatura em estudos ligados aos temas abordados e pesquisa de campo com entrevistas e levantamento da diversidade da vegetação. Foram registradas 34 espécies de PANC, distribuídas em 22 famílias botânicas, destacando-se a Asteraceae entre as mais consumidas. O estudo sugere que muitas espécies de PANC têm ou tiveram importância nutricional significativa na vida dos atores e de suas famílias, demonstrando a importância de futuras pesquisas com investigações mais amplas e aprofundadas sobre os temas estudados.
Palavras-chave: Saberes e fazeres tradicionais; Desenvolvimento sustentável; Etnobotânica; Nutrição; Padrões de consumo.