Resgate, produção e distribuição de sementes crioulas: a experiência do Movimento Camponês Popular de Sergipe na operacionalização do PAA Sementes em 2018/2019.

The experience of the Popular peasant movement of Sergipe in the operationalization of the PAA seeds in 2018/2019.

Autores

  • Maria Aline Rios Araújo UFS
  • Philipe Alves Rolemberg Caetano UFSCar
  • Kauane Santos Batista IFS
  • Ana Maria dos Santos Guimarães UFS
  • Ana Karoline Bento Maia UFC

Palavras-chave:

Agricultura familiar, Programa de Aquisição de Alimentos, Sementes crioulas

Resumo

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) integra o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) quando se alia à diretriz da promoção da intersetorialidade das políticas, programas e ações governamentais e não governamentais. Essa diretriz alinha-se, primordialmente, à garantia do direito humano à alimentação adequada e saudável. (Conab, 2018)

Este relato se refere à experiência protagonizada pelo Movimento Camponês Popular (MCP) de Sergipe através da operacionalização do Programa de Aquisição de Sementes (PAA Sementes) da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) nos ano de 2018 e 2019 em Sergipe, onde foram produzidas, comercializadas e distribuídas 17.385 kgs de sementes crioulas de milho e 6.000kgs de sementes crioulas de feijão, em diversos municípios do estado de Sergipe. Os dados aqui apresentados foram obtidos a partir de  diários de campo e consultas aos registros realizados pelo Movimento Camponês Popular (MCP) entre os anos de 2017 e 2019.

Downloads

Publicado

2020-06-30