Apresentando a Agroecologia para crianças do ensino fundamental através de metodologias participativas em escolas do campo
Palavras-chave:
Agroecologia, ensino de crianças, Metodologias participativasResumo
A agroecologia enquanto ciência torna interdisciplinar as diferentes áreas de conhecimento, especificamente no ensino de crianças, a mesma busca tratar de forma contextualizada com as realidades dos sujeitos as temáticas abordadas, fazendo com que se sintam parte do processo. Com isso, o referente trabalho objetivou apresentar a agroecologia dentro das diferentes dimensões: social, ambiental e econômica, de forma didática e contextualizada para as crianças do campo, diferenciando do agronegócio através de elementos representativos presentes em seu contexto de vida. Para isto, utilizou-se uma abordagem qualitativa de caráter observante e participante, junto de metodologias participativas. Podendo concluir que o desenvolvimento de experiências com dinâmicas místicas e reflexões acerca dos temas referentes, permite a potencialização de percepções destes temas, ampliando a visão dos educandos, contribuindo para o processo de formação de sujeitos conscientes e preocupados com a harmonia do homem com o meio ambiente em que vive.