O ensino da agroecologia através da pratica de hortas escolares

Autores

  • Ana Carolina Dias Leite do Nascimento Universidade federal rural do Rio de janeiro
  • Lamounier Erthal Villela UFRRJ

Palavras-chave:

agroecologia, hortas, educação, saberes tradicionais.

Resumo

A revolução verde acentuou um meio de produção agrícola voltado ao monocultivo e produção em larga escala, esse tipo de produção ocasionou impactos ao meio ambiente como o aumento das fronteiras agrícolas, erosão do solo, eutrofização de rios através da lixiviação dos fertilizantes químicos nos mesmos entre outros impactos, assim a agroecologia trata-se do estudo que busca através dos resgastes dos saberes tradicionais e do conhecimento cientifico uma produção agrícola que mantenha o equilíbrio ambiental  associada a um desenvolvimento social ,portanto o ensino da agroecologia associado a pratica de hortas escolares traz aos alunos novos questionamentos sobre a agricultura  com uma perspectiva social e ambiental, além  disso é uma importante estratégia pedagógica podendo o ensino ser aplicado de forma interdisciplinar .Trata-se de um trabalho que através de rodas de conversas ,jogos  e atividades praticas de plantio trouxe uma metodologia  voltada ao conhecimento empírico e mais humanista onde aluno tem um papel primário no desenvolvimento do ensino.

Downloads

Publicado

2020-08-05