Retomada das práticas de agricultura tradicional Xukuru do Ororubá no CAXO da Boa Vista

Autores

  • Rafaele Nunes Jacques Fórum de Economia Solidária da Região Metropolitana do Recife e de Pernambuco - FES/RMR / FES/PE / Rede de Educadoras/es em Economia Solidária de Pernambuco, Rede de Grupos de Agroecologia do Brasil (REGA-Brasil)
  • Iran Neves Ordonio Instituto Agronômico de Pernambuco - IPA / Associação da Comunidade Indígena Xucuru / Coletivo Jupago Kreká
  • Edgar Oliveira Almeida Associação da Comunidade Indígena Xucuru / Coletivo Jupago Kreká
  • Edimilson Rodrigues Souza Universidade Estadual de Campinas
  • Guilherme Araújo Marinho Magalhães Associação da Comunidade Indígena Xucuru / Coletivo Jupago Kreká
  • Julia Santos Jardim Universidade Estadual do Ceará-UECE, Rede de Grupos de Agroecologia do Brasil (REGA-Brasil)

Palavras-chave:

Territorialidade; Saberes Ancestrais; Sagrado; Agroecologia; Bem Viver.

Resumo

A proposta deste Relato é descrever as ações desenvolvidas pelo Coletivo de Agricultura Jupago Kreka, do povo Xukuru do Ororubá, com ênfase no Centro de Agricultura Xukuru do Ororubá (CAXO) da Boa Vista. Essas ações são articuladas pelas/os integrantes deste Coletivo, a partir das demandas e com a participação efetiva das/os agricultoras/es indígenas, promovendo troca de conhecimentos ancestrais e de saberes agroecológicos, por meio de mutirões, reuniões, encontros, cursos, oficinas, torés, cantos e rezos. Suas atividades desenvolvidas produzem um movimento ao mesmo tempo centrípeto e centrífugo, âncora no Espaço a dimensão Educativa Ambiental que fortalece os movimentos por direitos étnicos e territoriais, ao mesmo tempo que fortalece a atuação coletiva integrada, mediante as demandas das políticas públicas de melhoria na agricultura, educação, saúde, território, entre outras temáticas, referenciando sempre o Sagrado, avançando na construção do Bem Viver.

Downloads

Publicado

2020-06-16

Edição

Seção

CBA - Terra, Território, Ancestralidade e Justiça Ambiental