Metodologias participativas na mediação do planejamento de projeto socioprodutivo na comunidade indígena Pankará em Itacuruba/PE
Palavras-chave:
Intervenção sociotécnica; Ancestralidade; Comitê de Bacias; Indígena; Diagnóstico Rápido Participativo.Resumo
Este trabalho pretende relatar a experiência de intervenção sociotécnica realizada pelo Centro Vocacional Tecnológico – CVT Sertão Agroecológico junto à comunidade indígena Pankará situada no município de Itacuruba em Pernambuco. Tal intervenção objetivou, a partir do resgate histórico de ocupação e do modo de vida tradicional do Pankará, contribuir com a reflexão e o planejamento dos sistemas produtivos da comunidade com vista à ativação da adutora para fornecimento de água para abastecimento humano e irrigação em áreas de uso comunitário. Toda intervenção foi planejada e desenvolvida a partir de metodologias participativas, especialmente aquelas relacionadas ao Diagnostico Rápido Participativo (DRP) dentre as quais estavam: a caminhadas transversais, a construção de mapas mentais, a discussão realidade/desejo, a dinâmica da construção, além das apresentações e debates coletivos. O uso dessas metodologias possibilitou o estabelecimento de diálogos e acordos de modo a reconhecer e superar os desafios para implantação da área irrigada e a busca pelo resgate dos saberes ancestrais.