Projeto João de Barros: Lar-boratório agroecológico na busca pela soberania alimentar

agro-ecological home laboratory in quest for food sovereignty

Autores

  • Kaio Barros Rolim Chácara João de Barros e Instituto Federal de Brasília- Campus Planaltina
  • Kaitã Balloni Bergamasco Chácara João de Barros e Instituto Federal de Brasília
  • Giulia Cristina Schroder Bernardo Chácara João de Barros, Escola de Capoeira Roda de Bamba, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul e Universidade de Brasília
  • Guilherme Romeu Pousada Chácara João de Barros e Instituto Federal de Brasília- Campus Planaltina

Palavras-chave:

Agroecologia; Recuperação do solo; Êxodo urbano; Gestão por Mandalas;

Resumo

Resumo: Este relato traz a experiência da transição de quatro jovens oriundos do meio urbano para o mundo rural, apresentando a criação do Projeto João de Barros: Lar-boratório Agroecológico - espaço de construção de conhecimento e práticas de produção com bases agroecológicas. Esse relato tratará de algumas práticas e metodologias desenvolvidas em um ano de trabalho, como auto-organização por gestão de mandalas, estabelecimento de ilhas de fertilidade para o plantio de um Sistema Agroflorestal e a criação de uma horta na época de seca. O objetivo deste estudo foi evidenciar os desafios e aprendizagens vividas por jovens agroecólogos, em pleno êxodo rural.

Biografia do Autor

Kaio Barros Rolim, Chácara João de Barros e Instituto Federal de Brasília- Campus Planaltina

Brasiliense e agricultor familiar, já com experiência de trabalho na área administrativa, atualmente é estudante de Agroecologia no Instituto Federal de Brasília. Dedicou os últimos anos à obras de assistência social, até que mudou-se de cidade para ocupar uma Chácara de sua família, denominada João de Barros, para a realização de projetos de vida, dentre os quais o lar-boratório agroecológico deu origem ao relato de experiência para o CBA.

Kaitã Balloni Bergamasco, Chácara João de Barros e Instituto Federal de Brasília

Jundiaíense, acadêmico do curso de Tecnologia em Agroecologia pelo Instituto Federal de Brasília- Campus Planaltina-DF. Experiência com Educação Ambiental comunitária. Katiã, tendo mudado de cidade algumas vezes, passa a conceber a realidade como fluxo em permanente transformação. Antes de conhecer a Agroecologia, deixa o trabalho enfadonho de venda de planos de saúde para a realização de trabalhos voluntários em permacultura, cuidando assim da recuperação de matas ciliares, bioconstrução e educação ambiental. Hoje, é um dos integrantes do Projeto João de Barros.

 

Giulia Cristina Schroder Bernardo, Chácara João de Barros, Escola de Capoeira Roda de Bamba, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul e Universidade de Brasília

Giulia Cristina é artista, educadora e capoeirista sul-mato-grossense, estudante de Pedagogia na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), em processo de mobilidade acadêmica para a Universidade de Brasília (UnB) e atual focalizadora do Projeto João de Barros.

Guilherme Romeu Pousada, Chácara João de Barros e Instituto Federal de Brasília- Campus Planaltina

Guilherme é paulistano, com graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2014), pós-graduação em Ciência Política pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (2016) e graduando em Tecnologias em Agroecologia pelo Instituto Federal de Brasília. No propósito de vivenciar os conhecimentos acessados pela Agroecologia, tornou-se focalizador do Projeto João de Barros. 

Downloads

Publicado

2020-10-04