Ensino-aprendizagem de Plantas Alimentícias Não Convencionais em educação alimentar e nutricional com idosos em Natal/RN
an approach to nutritional education with the Elderly at Natal/RN
Palavras-chave:
Agroecology; Nutrition; Edible Plants; Health; Garden.Resumo
As Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) são caracterizadas como plantas negligenciadas e subutilizadas que possuem grande potencial e valor nutricional. Neste sentido, o presente relato de experiência tem como objetivo demonstrar práticas educativas envolvendo PANC e agroecologia por meio de ações de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) com um grupo de idosos em uma Horta Comunitária da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). As hortas desempenham um papel fundamental na sociedade, promovendo a socialização, a adoção de hábitos alimentares saudáveis, o compartilhamento de saberes e receitas culinárias, propulsionando assim a sustentabilidade. Dessa forma, pode-se inferir que as ações de EAN sobre PANC desenvolvidas com o grupo de idosos é de suma importância para a disseminação de saberes da agroecologia, sustentabilidade, soberania e autonomia alimentar, sendo responsáveis pela promoção de saúde e prevenção de doenças.