I Seminário de Educação do Campo e o II Seminário de Agroecologia do IFPE: construção coletiva com povos e movimentos sociais do campo

Autores

  • Camila Silva de Lima IFPE/ Professora
  • Iran Neves Ordonio Instituto Agronômico de Pernambuco
  • André Luís Gonçalves Pereira
  • Edgar Oliveira de Almeida
  • Guilherme Araújo Marinho Magalhães
  • Thiago Torres de Lima

Palavras-chave:

dialogo de saberes, educação contextualizada, Territorialidade

Resumo

O presente relato de experiência do I Seminário de Educação do Campo e o II Seminário de Agroecologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE realizado durante os dias 5, 6 e 7 de junho de 2019, no espaço CAXO da Boa Vista, Território indígena Xukuru do Ororubá, apresenta-se como resultado de vários esforços coletivos entre as instituições de ensino com as representatividades dos povos e comunidades tradicionais e demais movimentos sociais. O protagonismo dos povos e comunidades, a visibilidade de suas práticas e concepções de suas agriculturas, e os diálogos de saberes desses com a agroecologia caracterizam os seminários como ação contra-hegemônica e de fortalecimento das lutas e resistências na defesa da sustentabilidade dos territórios e da educação pública, gratuita e de qualidade. O evento deixou como seu maior legado a integração entre diferentes atores do movimento agrecológico e da educação do campo. Percebeu-se como importante esta ação de integração entre estas duas temáticas por acreditar-se que somente o diálogo entre elas pode realmente fortalecer a ambas.

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Publicado

2020-08-16

Edição

Seção

CBA - Construção do Conhecimento Agroecológico e Dinâmicas Comunitárias