Rede de hortas urbanas e quintais produtivos: experiência no Estado do Rio de Janeiro

experiência no Estado do Rio de Janeiro

Autores

  • Dirlane de Fátima Carmo Universidade Federal Fluminense / Departamento de Engenharia Agrícola e Meio Ambiente
  • Leila Conceição da Silva Araújo UERJ
  • Leonardo Da Silva Hamacher Universidade Federal Fluminense / Departamento de Engenharia Agrícola e Meio Ambiente
  • Patrícia Ferreira Paiva UFF/Engenharia de Biossistemas
  • Daiane Cecchin Universidade Federal Fluminense / Departamento de Engenharia Agrícola e Meio Ambiente

Palavras-chave:

agricultura urbana, horticultura, práticas sustentáveis

Resumo

O projeto “Rede de hortas urbanas e quintais produtivos” foi realizado no Estado do Rio de Janeiro, com o propósito de fomentar a agricultura urbana, valorizando espaços e criando possibilidades de transformação de áreas degradadas; buscando aumentar a disponibilidade de alimentos e a renda das famílias e com isto, criar e fortalecer uma rede de hortas urbanas e periurbanas. Os agricultores responderam a questionários para caracterizar a atividade realizada ou a ser instalada e posteriormente passaram por capacitações presenciais sobre instalação de hortas, irrigação, adubação e manejo agroecológico. Posteriormente receberam equipamentos, sementes e mudas, bem como a visitas de graduandos treinados para auxiliar no acompanhamento do processo produtivo. Verificou-se que o produtor urbano está interessado em uma produção agroecológica, mas necessita de orientação técnica, sendo que 70% dos entrevistados afirmaram que não a possuíam. Foram atendidos pelo projeto cerca de 180 agricultores.

Biografia do Autor

Leila Conceição da Silva Araújo, UERJ

Consultora pela UERJ

Leonardo Da Silva Hamacher, Universidade Federal Fluminense / Departamento de Engenharia Agrícola e Meio Ambiente

Possui graduação em engenharia agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (1997), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (1999) e especialização em Segurança do Trabalho pela Universidade Federal Fluminense (2006). Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, atuando principalmente nos seguintes temas: armazenamento, irrigação, e segurança do trabalho. Desde 2009 atuando como docente do Departamento de Engenharia Agrícola e do Meio Ambiente da Universidade Federal Fluminense. Atualmente em fase de conclusão do Doutorado do Programa Binacional de Pós Graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e da Universidad de Rio Cuarto da Argentina.

Patrícia Ferreira Paiva, UFF/Engenharia de Biossistemas

Aluna no mestrado em Engenharia de Biossistemas (área de concentração: Gestão Ambiental ) UFF, pós-graduada em Engenharia de Segurança do Trabalho - UFF, Graduada em Engenharia Agrícola e Ambiental com ênfase em Resíduos Sólidos e Impactos ambientais - UFF. Experiência profissional: Professora no projeto de Hortas Urbanas, Engenheira de SMS na Petrobras Distribuidora, Engenheira de Qualidade na ABNT, consultora de Projetos na empresa Dinamus.

Daiane Cecchin, Universidade Federal Fluminense / Departamento de Engenharia Agrícola e Meio Ambiente

Professora da Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui Mestrado e Doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), com área de concentração em Construções Rurais, Ambiência e Tratamento de Resíduos. Graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus de Erechim (URI). Atua principalmente nos seguintes temas: Comportamento animal, Instalações, Ambiência animal, Construções Sustentáveis, Tratamento e Reaproveitamento de Resíduos. Integrante do Grupo de Pesquisa Construções Sustentáveis e Ambiência - CSA/UFF. Membro colaborador do ICAAM (Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas) Unidade de Investigação e Desenvolvimento (I&D) da Universidade de Évora - Portugal.

Downloads

Publicado

2020-05-19