A experiência da juventude rural da baixada fluminense em um projeto de formação em Agroecologia

Autores

  • Leonardo Lopes da Silva UFRRJ
  • Shirlene Consuelo Alves Barbosa
  • Vitor Cezar Zonzini Borin
  • Gabriela Corrêa Valente
  • Sabrina Costa de Oliveira

Palavras-chave:

Pedagogia da Alternância; agricultura ecológica; jovens rurais.

Resumo

Este trabalho apresenta uma síntese dos Projetos de Viabilidade Econômica elaborados pela juventude rural da Região da Baixada Fluminense, inserida em um projeto de extensão intitulado Formação Agroecológica para Jovens Cidadãos do Rio de Janeiro. O curso com duração de um ano foi promovido pela Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (SEAD) e executado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), com o objetivo desenvolver atividades de formação em agroecologia para jovens agricultores (as) do Estado Fluminense, através de ações educativas inovadoras para formar jovens lideranças no meio rural fluminense, orientado pela metodologia “jovem educa jovem”, utilizando a Pedagogia da Alternância. Ademais, a proposta buscou estimular e capacitar jovens rurais a buscarem caminhos de formação pautados nos princípios da agroecologia, fortalecendo assim, o segmento da agricultura familiar, a afirmação do protagonismo juvenil e a valorização do espaço rural. Foram desenvolvidos módulos presenciais temáticos no Tempo Escola e visitas de campo durante o Tempo Comunidade, buscando a construção de agendas de estudo, pesquisas, e diagnósticos socioeconômicos e ambientais, além das propostas de Projetos de Viabilidade Econômica, que representam um dos produtos materializados da formação em agroecologia. Esse projeto de extensão demonstrou como a agroecologia pode influenciar a juventude rural na tomada de decisão em permanecer no campo, ampliando perspectivas sobre o trabalho, a cidadania e a viabilidade econômica da agricultura familiar, propiciando sua inserção na vida profissional.

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Publicado

2020-06-17