Mandala: relato de experiência de uma construção de saberes em Agroecologia
Palavras-chave:
Plantio circular; permaculturra; produção sustentável.Resumo
Neste relato de experiência descrevemos o desenvolvimento de uma prática de implantação de uma mandala com início de implantação no segundo semestre do ano de 2018 pelos discentes do curso de bacharelado em agronomia do Instituto Federal do Ceará, campus Limoeiro do Norte. A implantação da mandala teve como objetivo despertar o olhar da instituição para trocas de saberes e experimentações agroecológicas. A construção foi coletiva envolvendo discentes, docentes, técnicos e coordenada pelo grupo GEAS. A metodologia utilizada seguiu princípios da Agroecologia, prezando por uma pesquisa participativa e uma pedagogia construtivista buscando a horizontalização de um conhecimento a partir do saber tradicional e acadêmico. Optou-se pela prática da técnica de adubação verde e plantio em canteiros circulares. Os resultados foram a aprendizagem e experimentação de uma nova técnica de manejo de solo para os discentes e técnicos; integração entre práticas relacionadas à agroecologia; e a contribuição das atividades propriamente ditas para o desenvolvimento local. Como resultados destacamos a utilização da Mandala como uma importante e eficiente estratégia de ensino e aprendizagem e verificamos que ao se utilizar da mesma, estamos levando em conta a aprendizagem com base em situações que podem ser vivenciadas pelo aluno em seu cotidiano contribuindo para sua formação.