Juventude rural e agroecológica: uma confluência de saberes entre estudantes da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e a juventude da Região Serrana do Rio de Janeiro
a confluence of knowledge among students of the Federal Rural University of Rio de Janeiro and the youth of the Serrana Region of Rio de Janeiro.
Palavras-chave:
Juventude Rural; Agroecologia; Cultura RuralResumo
Em face ao movimento demográfico de envelhecimento da população rural decorrente dentre vários fatores aos sistemas convencionais de produção que deslegitimam os ‘saberes’ locais, desconsideram as tradições e reduzem o homem a um mero recurso de produção, a agroecologia surge como uma forma de se contrapor a este movimento, valorizando os saberes locais, resgatando a autoestima e autoconfiança dos sujeitos rurais em especial a juventude que ainda resiste no campo. Esta experiência surge no sentido de desenvolver ações que valorizem, na prática e reflexão agroecológica, a cultura local, em especial no sentido de resgatar nos jovens que o espaço rural pode ser um lugar próspero. Desta maneira ela reflete os efeitos da parceria entre o Sobrado Cultural Rural situado em Bom Jardim, RJ e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, situada em Seropédica, RJ.