Feira Agroecológica da UFS: espaço para visibilidade e acesso à produtos da agricultura familiar de base ecológica para a população

space for visibility and access to the products of family farming ecological basis for the population.

Autores

  • Carla Tamilys Vasconcelos Araujo Universidade Federal de Sergipe
  • Glaucia Barretto Gonçalves Universidade Federal de Sergipe
  • Karoline Louise Lima Dias Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Agroecologia;, Alimentos orgânicos, Economia solidária

Resumo

As feiras livres ecológicas são, além de tradicionais, a melhor forma de dar visibilidade aos produtos de base agroecológica, também estreitam os laços entre produtores e consumidores, criando assim uma relação de confiança. O intuito da realização da feira é de proporcionar um espaço adequado para a venda direta de produtos agroecológicos, promovendo melhoria na renda dos agricultores, através da comercialização justa, também de facilitar o acesso desses produtos à comunidade interna da Universidade Federal de Sergipe e aos moradores dos arredores. Nessa experiência o objetivo foi avaliar a comercialização dos produtos na feira, que se localiza no Campus São Cristóvão, em Sergipe. O trabalho foi realizado através de entrevista feita com os feirantes/produtores e consumidores presentes no local, a coleta de dados deu-se através da aplicação de questionário abrangendo desde a idade e sexo dos feirantes/produtores até as principais dificuldades enfrentadas por eles.

Biografia do Autor

Glaucia Barretto Gonçalves, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Ciências, Professora do Departamento de Engenharia Agronômica, Zoologia Agrícola e Agroecologia na Universidade Federal de Sergipe.

Karoline Louise Lima Dias, Universidade Federal de Sergipe

Graduanda em Engenharia Agronômica 

Downloads

Publicado

2020-07-10

Edição

Seção

CBA - Economias dos Sistemas Agroalimentares de Base Agroecológica